segunda-feira, 10 de outubro de 2016

3 Coisas que Eu Gostava Que Me Tivessem Dito Antes

Hello Lovelies!

Escrevo este post, basicamente, porque são coisas que gostava que me tivessem dito a mim no inicio desta jornada.

São, para mim, as coisas mais importantes a ter em conta, quer se queira perder peso, quer se queira apenas ter um estilo de vida mais saudável:


Calorias

Não são o bicho papão. Ah vou comer o que me apetecer então e chegar às 7000kcal porque a outra maluca diz que não as devo ter em conta...! Não! Obviamente as calorias são um factor muito importante, principalmente no que diz respeito à perda de peso. É suposto estarmos em défice calórico (gastarmos mais do que consumimos) para perder peso. No entanto, mais importante que contar calorias, há que ter em consideração, a qualidade e a quantidade de macro-nutrientes que consumimos no dia-a-dia. Cada vez é mais popular a contabilização de macros. Vejo esse tipo de 'politica' esparramada no Instagram. Faz sentido. Interessa-nos atingir certos níveis de ingestão de proteínas, hidratos-de-carbono e gorduras. Sim, gorduras. São essenciais para a nossa saúde e bem estar. Existem várias formas de calcular as macros, de acordo com as necessidades e objectivos de cada um.


Àgua

Vão bebê-la até perguntarem aos santinhos que mal lhes fizeram. Primeiro estranha-se e depois entranha-se. Porquê tanta água?! Porque faz bem. A quê?! A absolutamente tudo. A água limpa-nos o organismo. Funciona como uma vassourinha que retira as toxinas que tanto nos prejudicam. Serve para ajudar a controlar a temperatura do corpo, e isto é crucial para quem pratica desporto, ou trabalhos que requeiram mais actividade física. A hidratação é muito importante na perda de peso, para além de ajudar a inibir o apetite. É o principal meio de transporte dos nutrientes através do sangue e promove a absorção de algumas vitaminas. Protege os nossos olhinhos. Mantém a pele jovem. Ajuda no bom funcionamento dos rins e do intestino. Querem mais motivos?! É bom!

Por fim Motivação

Não vamos acordar todos os dias com ela a correr-nos desenfreadamente pelas veias. Mas temos que aprender a criá-la. É complicado, há dias em que não estamos para aí virados, mas temos que ser mais fortes que um mau dia. O que não significa que um mau dia, seja o fim da viagem, nem pensar. Caímos, reerguemo-nos e seguimos em frente como se nunca tivéssemos parado, mas retendo o necessário para não repetir o erro. A minha motivação é a minha família. Quero estar aqui o tempo suficiente para conhecer os meus bisnetos. E quero fazê-lo feliz, e com qualidade de vida. Quero dar aos meus, o melhor de mim. Mas também quero ser boa para mim mesma. Acho que mereço o esforço, a dor, a abstinência de algumas coisas que são boas para mim durante 30 segundos, mas que me colocam mais longe dos meus objectivos.


Eu tenho muitos momentos em que coloco em dúvida se vale a pena ou não estar a chatear-me com  tanta coisa só para me sentir bem num par de calças, mas é mais do que isso. Sinto um desejo enorme de olhar para o meu reflexo no espelho e dizer com segurança 'Tu Conseguiste'. Nada será mais satisfatório que a vitoria. E eu não sou uma desistente... E tu também não.


Beijoca.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por Detrás Do Sonho

A minha foto
Relatos, sonhos, conquistas e desafios duma Sonhadora EX-obesa!