domingo, 9 de outubro de 2016

Uma Lesão E Uma Mudança De Estilo De Vida...

Olá Pessoas lindas!

Vou tentar escrever aqui com mais frequência até porque ultimamente tenho sentido vontade de exteriorizar as minhas experiências e os meus pensamentos.

Estou lesionada, tenho neste momento uma inflamação no tendão rotuliano que estou a tratar com fisioterapia. Por isto, não tenho treinado no ginásio. Confesso que tenho algumas dores e algum receio de regressar precocemente e piorar.

Tirando isso, e após ter desenvolvido um distúrbio alimentar (Transtorno da Compulsão Alimentar), tem sido um ano complicado. Mas todas as vidas têm complicações e a minha tem a sua quota parte, mas não significa isso, que me vá entregar ás dificuldades e fazer delas o meu viver. Era o que faltava!

Depois de fazer algumas pesquisas, e com algum receio inicial, decidi adoptar um estilo de vida low-carb. Como o próprio nome indica, o principio básico é a baixa ingestão de hidratos de carbono simples. Os hidratos de carbono, na sua maioria, tendem a elevar os níveis de insulina no sangue (insulina é a hormona que o pâncreas liberta para equilibrar os níveis de açúcar). Como? Ao ingerir hidratos de carbono, estes transformam-se em açúcar, ou glicose, que é o 'combustível' mais utilizado pelo corpo humano. Não queremos que os níveis de insulina sejam elevados. Porquê? Porque a insulina é também conhecida como a hormona do armazenamento. Todos os hidratos que o nosso corpo transformou em açúcar, e não foram gastos como combustível, são armazenados no corpo como gordura. Ah mas então, se foram armazenados, serão utilizados mais tarde... Certo? Nem por isso. Se eu estou constantemente a fornecer hidratos ao meu corpo, porque é que ele havia de ir ao 'armazém', ainda por cima para ir buscar gordura?! Dá imenso trabalho e é um processo moroso. Vamos aos açucares porque são mais rápidos e menos complicados, por assim dizer.

Ao diminuir a ingestão de HC, o corpo entrará num estado chamado de cetose ou ketosis . Durante este processo, o fígado produz cetonas ou ketones, 'desmontando' as moléculas da gordura que consumimos e que temos armazenada.

Com isto não quero dizer que devemos beber óleo, nada disso. E também não quero dizer que devem tomar qualquer decisão face a nenhum tipo de alteração a nível alimentar, sem antes consultarem um nutricionista que vos indique o melhor a fazer, pois cada caso é um caso e para algumas pessoas, este estilo de vida pode não ser propicio. Há imensa informação por toda a web caso queiram saber mais acerca da Ketogenic Diet à qual podem facilmente aceder.


Não se trata apenas de tentar emagrecer, acima de tudo creio que este será o melhor caminho na procura de uma vida exponencialmente mais saudável.

Os alimentos processados e light, são venenosos para nós. Têm 'N' aditivos, conservantes... Já para não falar nas quantidades astronómicas de açúcar que trazem. Açúcar esse que aparece com vários disfarces (dextrose, xarope de milho, xarope de glucose, etc, etc, etc....). São dezenas de nomes diferentes.
Muito basicamente, este estilo de vida apoia-se na ingestão de verduras, frutas com baixo índice glicémico, gorduras boas e naturalmente presentes nos animais e, claro, proteínas. E fibra, muita fibra, fibra sem medos!

Posto isto, após 15 dias, perdi cerca de 3,6kg. Sinto-me bem, feliz na verdade. Mas a maior diferença para mim, é a ausência de episódios de compulsão. Sinto que estou no controlo da minha alimentação e, consequentemente, da minha saúde.


(Nada do que aqui escrevo, deve ser tomado como verdade absoluta e todos devem questionar, pesquisar e ler acerca do assunto antes de tomarem qual decisão acerca do mesmo.)

Como escrevi inicialmente, vou tentar escrever mais vezes no blog, É algo de que gosto bastante, mas para o qual nem sempre tenho tempo (ou paciência).

Good night Lovelies :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por Detrás Do Sonho

A minha foto
Relatos, sonhos, conquistas e desafios duma Sonhadora EX-obesa!